sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RN é o quarto destino mais procurado pelos turistas


O Rio grande do Norte é o quarto destino doméstico mais procurado pelos turistas e visitantes que chegam ao Brasil neste verão. Pelo menos é o que revela o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (IPETURIS) do Sindetur-SP.

Se considerando apenas as cidades, Natal aparece na terceira colocação (10,6%). Com Fortaleza-CE sendo o destino mais procurado (14,2%), Rio de Janeiro em segundo lugar (13,2%). Salvador é o quarto com (9,6%) e Maceió (6,4%) completa as cinco primeiras colocações nesse ranking.

Os destinos turísticos para o verão foram escolhidos por 50,5% das agências e operadoras entrevistadas pelo Instituto. A sondagem revela ainda que a movimentação neste verão será melhor que no verão 2011/12. O principal motivo do crescimento apontado pelas agências é o aumento de gastos dos brasileiros com viagens. “Essa é a principal justificativa destacada pelas empresas (29,6%) como fator de motivação para o aumento no movimento de turistas”, destaca o diretor do Ipeturis, Marciano Freire. “Ações empreendidas pelas próprias empresas (11,2%); o aumento do poder aquisitivo do consumidor (9,2%) e a estabilidade econômica do País (9,2%) são fatores que também ajudam a explicar o cenário de otimismo setorial”, acrescenta o diretor do Ipeturis.

A pesquisa revela que a Bahia lidera o ranking de destinos domésticos mais procurados, com a preferência de 17,9% dos turistas. Em segundo lugar está o Ceará, com 15,1%, seguido pelo Rio de Janeiro (14,2%), Rio Grande do Norte (11,4) e Pernambuco (10,7%).

Fora do Brasil, os destinos mais procurados são os Estados Unidos (44,7%), Argentina (10,9%), Portugal (7%), França (6,5%) e México (5,7%). Na lista de cidades, as três primeiras posições são de destinos dos EUA: Orlando (10,7%) e Miami (10,7%) e Nova York (9,5%). A lista fica completa com Buenos Aires (7,2%) e Cancun (4,3%). A amostra da pesquisa é constituída por 302 empresas de todas as regiões do Brasil, distribuídas em 31 cidades de 24 Estados e do Distrito Federal. Os dados foram coletados entre 21 de novembro e 10 de dezembro.

Fonte: De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário